Dieta e enxaquecas

por Maria Masters 

Como se as enxaquecas não fossem horríveis o suficiente, por serem esmagadoras, tudo pode desencadear um ataque. O problema é, os alimentos gatilho não só variam de pessoa para pessoa, mas muito do nosso conhecimento sobre eles vem mais de observação dos pacientes do que a partir de estudos cuidadosamente controlados, explica Dr. Lee Peterlin, diretor de pesquisa de dor de cabeça na Universidade Johns Hopkins.
Antes de cortar algum desses itens de sua dieta, tenha em mente: jejum ou pular refeições pode ser um gatilho enxaqueca ainda maior para as mulheres, diz o Dr. Peterlin. Então, lembre-se desse conselho veja esta lista e em seguida, vá ao seu refrigerador. (Talvez você possa querer reconsiderar ir naquela delicatessen...)


Álcool
Vinho, especialmente o vermelho, acredita-se ser um gatilho da enxaqueca. De acordo com uma revisão por pesquisadores no Brasil, os que sofrem de enxaqueca dizem que o álcool pode desempenhar um papel em seus ataques cerca de 30% das vezes ou mais. A razão é ainda motivo de debate, mas alguns especialistas acreditam que certos compostos no vinho, como taninos e flavonóides, são os culpados. Um estudo de 2014 suge que os vinhos tintos que contém maiores quantidades de taninos, vinhos fortes - como cabernet sauvignon - podem ser ainda mais susceptíveis de desencadear uma enxaqueca. Além disso, o consumo de álcool pode levar à desidratação, o que também pode contribuir para uma dor de cabeça, diz o Dr. Peterkin.

Cafeína
Se você está propenso a enxaqueca, você pode querer reconsiderar a sua ingesta de café ou refrigerante: muito desses alimentos pode causar um ataque, possivelmente porque a cafeína age sobre certos receptores no cérebro que estão ligados com enxaquecas, de acordo com uma revisão de 2009. Limite de bebidas cafeinadas de aproximadamente 236 a 355ml por dia, diz o Dr. Peterlin.
Mas há um porém: já que a cafeína tem capacidade de aliviar os efeitos da dor, consumir uma pequena quantidade dela durante um ataque pode realmente ajudar a diminuir aquela sensação de "me mate, por favor" mais rapidamente, contanto que você não use cafeína demais, diz ela.


Queijos envelhecidos
Gorgonzola. Camembert. Cheddar. Queijos envelhecidos (ou seja, todos os bons) são amados por seus sabores e texturas ricas e - só porque a vida não é justa -, eles também são comumente citados como gatilhos de enxaquecas. Especialistas não tem certeza o que, especificamente, é a culpa, mas a pesquisa sugere que os queijos envelhecidos podem conter compostos chamados tiraminas, que podem interagir com os neurotransmissores no corpo e levar a uma enxaqueca.


Carnes curadas ou processadas
Cachorros-quentes, salsichas, mesmo que aquele sanduíche de peru que você comeu no almoço - todos esses alimentos podem desencadear uma enxaqueca também, diz Dra. Rebecca Traub, uma neurologista. Estas carnes podem conter um conservante chamado nitrato de sódio, e os investigadores especulam que este aditivo poderá também causar mudanças na química do cérebro, que contribuem para a dor de cabeça.


Glutamato monossódico
Você pode estar familiarizado com o glutamato monossódico (MSG). Ganhou má reputação ao longo dos anos, principalmente por sua possível ligação com a obesidade. Menos conhecido é a suspeita de que ele também pode contribuir para enxaquecas. Embora a evidência não seja conclusiva, um estudo de 2008 sugeriu que 2,5% dessas dores de cabeça podem ser desencadeada pelo ingrediente. Se você está tentando evitar as dores, basta lembrar que, sim, MSG pode ser encontrada em alimentos chineses e em produtos prontos, mas também é encontrada naturalmente em alimentos como tomate e queijos e em ingredientes como a proteína vegetal hidrolisada, de acordo com a FDA (análogo a nossa ANVISA).


Frutas cítricas
Este grupo de alimentos ainda está em debate - alguns estudos encontraram uma ligação entre enxaquecas e cítricos, enquanto outros não encontraram. Ainda assim, é possível que frutas cítricas possam desencadear enxaquecas em alguns pacientes, e eles são certamente possíveis, mas raros gatilhos, pelos radares dos peritos, diz Traub. Para ajudar a identificar o que está causando suas enxaquecas, Traub recomenda manter um diário de dor, ou seja, em um calendário ou caderno, registre suas enxaquecas, a gravidade do ataque, os alimentos que você está consumindo, e qualquer medicação que você está tomando, diz ela.


Aspartame
Não estranho a controvérsia, este adoçante artificial também é suspeito de desencadear enxaquecas em algumas pessoas. "É um dos primeiros itens que peço aos meus pacientes para cortar de sua dieta", diz Dr. Louise Klebanoff, um neurologista do Centro de Dor de cabeça no Weill Cornell Medical College. Essa recomendação é baseada mais na observação que os estudos, mas se você quiser evitar o adoçante de baixa caloria, ele pode ser encontrado em em alimentos e bebidas prontas, incluindo refrigerantes diet, cereais matinais, pudins, gelatinas, e muito mais.

Legumes
Feijões, ervilhas e lentilhas também são gatilhos suspeitos da enxaqueca, diz o Dr. Traub, embora eles também sejam menos comuns do que, digamos, álcool e cafeína. Os peritos não têm  muita certeza do porque legumes parecem incomodar alguns sofredores de enxaqueca, mas algumas pesquisas apontam para a importância de alimentos vegetais em afastar essas dores de cabeça: um estudo de 2014 no The Journal of Headache and Pain descobriu que as pessoas que entraram em uma dieta vegana sentiram menos dor durante suas dores de cabeça do que tinham em sua dieta normal. Claro, alimentos vegetais contêm compostos anti-inflamatórios, mas os pesquisadores também observam que seus súditos perderam peso durante o estudo e obesidade, em particular, tem sido associada com enxaqueca, de acordo com algumas pesquisas.

Nozes
Este alimento também se enquadra na categoria "sem comprovação cietífica, mais observação médica", diz o Dr. Klebanoff. "Eu digo às pessoas para observar suas dietas, mas não ser obsessivo", diz ela. "Se toda vez que você comer um punhado de nozes você tiver uma dor de cabeça nas próximas 4 a 12 horas, então provavelmente é um gatilho."




Chocolate
Este é complicado. "O chocolate não foi garantido como um verdadeiro gatilho da enxaqueca", diz Dr. Peterlin. Enquanto algumas pessoas ainda acreditam que o chocolate é o culpado por suas dores de cabeça", alguns especialistas acham que o inverso é verdade - que o desejo por doces é um sintoma de uma enxaqueca que se aproxima, não a causa do mesmo. De acordo com uma avaliação de 2012 por pesquisadores no Brasil, as pessoas nos primeiros estágios de um ataque de enxaqueca podem experimentar desejo por chocolate, mas que a comida em si não é a responsável pela dor de cabeça. Mas, o porque pode ser difícil dizer qual é qual, Dr. Klebanoff diz que ele ainda está em sua lista de potenciais gatilhos da enxaqueca - é algo que as pessoas devem estar cientes.

Fonte: matéria traduzida do site: health.com
Dr.
Dr.

Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »

1 comentários:

Unknown
AUTHOR
19 de out. de 2015, 11:53:00 Reply Delete Delete

Completamente errado que os alimentos são gatilhos para enxaqueca. Sofro disso e sei o que falo. Quando se tem enxaqueca vc aprende a reconhecer quando vc vai ter uma crise e se vc comer estes alimentos, a crise pode piorar, mas a crise não é gerada por estes alimentos.

avatar

Ocioso